quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ex-aluno da Arquitetura UFMS recebe prêmio por Dissertação de Mestrado




O arquiteto Ricardo Alencar, ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, recebeu o prêmio nacional "Dissertação de Mestrado na área de materiais do ano de 2009" pela dissertação "Dosagem do concreto auto-adensável: Produção de pré-fabricados".
O prêmio é destinado a cada ano alternadamente entre a dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas a concreto, dentro das categorias "materiais" e "estruturas".
A iniciativa da premiação é do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) que promove todos os anos o Congresso Brasileiro do Concreto (CBC). A 51ª edição, quando foi entregue o prêmio, aconteceu em outubro de 2009 em Curitiba (PR) .

Isadora Banducci
Arquitetura e Urbanismo -UFMS

terça-feira, 8 de junho de 2010

Arquitetura UFMS tem trabalho classificado no Ópera Prima 2010



  O arquiteto Erick Carbone, formado na turma de 2009 do CAU UFMS, classificou o trabalho “A torre mutante - conceito em flexibilidade e adaptação para habitação vertical” entre os vinte e cinco melhores do país no Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Ópera Prima 2010.

Erick conta que já pensava em uma idéia mais ousada: “primeiro de tudo, para tentar sair do lugar-comum, da mesmice, acrescentar realmente algo, uma idéia nova, ou antiga que fosse, mas com uma abordagem especial...”. O trabalho contou com a orientação da professora Andréa Naguissa, e foi apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O projeto da torre é uma resposta para alguns dos problemas do contexto urbano contemporâneo, como a periferização, segregação espacial e social, a monofuncionalidade, e o conseqüente abandono e deterioração do centro da cidade. O espaço de intervenção é o centro da cidade de São Paulo, maior cidade do país, em que grande parte desses problemas afloram e podem ser vistos com mais nitidez. A inserção da moradia no centro da cidade é uma das propostas que ele apresenta para combater a segregação espacial e, ao mesmo tempo contribuir para a diversidade funcional, já que a área de intervenção é de caráter predominantemente comercial. De acordo com Erick, a proposta de adensar a população no centro trará mais vitalidade à região.
O projeto evita a rigidez espacial, indicando propostas de flexibilidade por meio da modulação e compactação, com o intuito de criar espaços dinâmicos e versáteis. Entre os trabalhos classificados no concurso, vinte receberão Menção Honrosa e cinco, o Prêmio Ópera Prima. A divulgação dos premiados será no dia 03 de agosto de 2010, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Este é o 2º ano que o CAU da UFMS tem um trabalho entre os finalistas do Ópera Prima. Em outras oportunidades, houve participações selecionadas regionalmente. Parabéns Erick, estamos torcendo.
Confira mais imagens aqui:

Isadora Banducci - Arquitetura e Urbanismo


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Centro Acadêmico tem nova equipe

O C.A. está com nova formação desde a posse ocorrida no dia 19 de abril, na sala da coordenadora Juliana. Os novos integrantes são da chapa “Movimenta” eleita por votação dos alunos de todos os anos. Os acadêmicos integrantes da equipe são:

Bruno Ferreira (3º ano): presidente;

Alan (2º ano): vice- presidente;

Eriko (2º ano): secretário;

Gisele (2ºano): tesoureira

Henrique (2º ano): diretor de esporte e cultura.


Confira as fotos aqui:

http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms/4680535238/

Isadora Banducci

Arquitetura e Urbanismo