quinta-feira, 25 de junho de 2009

Oásis Santa Catarina e a UFMS

O Oásis Santa Catarina é uma iniciativa de jovens de diferentes regiões do Brasil que coordenam talentos e recursos para solucionar problemas e garantir um futuro sustentável ao local que se escolhe para ajudar. A edição 2009 escolheu ajudar os desabrigados da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, devido ao desastre ambiental ocorrido naquela região em novembro de 2008. Aproximadamente três mil famílias atingidas diretamente continuam abrigadas em casas de parentes, amigos, vizinhos e em abrigos temporários. Estes abrigos são galpões industriais adaptados para o uso habitacional. O objetivo principal dessa iniciativa é Envolver mais de 800 jovens de todas as regiões do Brasil, para que em julho vão às 10 cidades mais afetadas pela enchente e participem de um processo de reconstrução coletiva.

O Oásis é divido em 4 etapas:

O jogo: é um jogo virtual onde os participantes criam comunidades virtuais e cadastram suas equipes. A UFMS criou a equipe universitária em que todos podem participar, independente da faculdade, contanto que se vinculem com a equipe. Cada equipe apresenta seus talentos, ou seja, recursos e pontecialidades que tenham para ajudar. Para ver os talentos disponíveis clique aqui. As equipes devem ser formadas por 40 pessoas e jogar o jogo virtual cumprindo 6 tarefas preparatórias contidas nele. Mais informações sobre essa etapa clique aqui.

Construção coletiva: é a etapa em que os participantes põem “a mão na massa”. Do dia 22 ao dia 31 de Julho, 20 equipes universitárias serão eleitas para ir até o local e colocar em prática os projetos desenvolvidos. Os organizadores do Oásis estão em negociação com as cidades escolhidas de Santa Catarina para que forneçam alimentação e alojamento para todos os participantes desta fase, porém esse auxílio às equipes ainda não está confirmado. O transporte até Santa Catarina será por conta das universidades.

Seminário de boas práticas: como forma de compartilhar a experiência, as equipes universitárias retornarão para seus estados com o compromisso de realizar um novo Oasis em suas comunidades no dia 17 de outubro – o Dia Mundial de Combate à Pobreza. Assim como as comunidades que receberão o Oásis ficam com o compromisso de, junto com a universidade local e parceiros locais, realizar um novo Oásis em uma comunidade vizinha também no dia 17 de outubro.

Plano regional de desenvolvimento sustentável: cada equipe deve desenvolver um plano para a região em que irão ajudar, que deixem esta região economicamente sustentável, ou seja, que naquele local sejam desenvolvidas atividades que gerem renda para que os moradores não dependam totalmente de fora, mas sim possam sobreviver das potencialidades do próprio local.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS montou uma equipe, que atualmente conta com 25 participantes, mas que precisam completar a meta de 40 membros. Portanto, todos que gostariam de participar ou conhecer mais sobre o Oásis podem entrar em contato pelo contrarregraoasis@hotmail.com
Para mais informações acesse o site do Oásis: http://oasissantacatarina.ning.com/

Fernanda Kintschner
ACS/ Arquitetura e Urbanismo UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário