terça-feira, 9 de junho de 2009

Maquetes de monumentos históricos estão expostos no CAU

Estão expostos no CAU as maquetes de monumentos históricos como o Coliseu, as Pirâmides de Guizé, o Fórum de Augusto, o Partenon, o Zigurate de Ur e a Acrópole, todas feitas pelos acadêmicos do 2º ano. Esse exercício foi solicitado pela disciplina de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo I, ministrada pelo professor Caio Nogueira, com o objetivo de analisar a Arquitetura e o Urbanismo desde a pré-história até o século XIX.

Os trabalhos foram feitos em grupo e os alunos analisam a Arquitetura construída e a teoria e forma de pensar de cada período, para poder reproduzir as maquetes dos edifícios que pegaram como um exemplo significativo para a história. Para o professor Caio Nogueira, “a compreensão da arquitetura se dá no conjunto da história, a partir de uma visão totalizante. Só conseguimos entender o edifício entendendo a relação sujeito/artista e a obra de arte, e esses dois estão situados num contexto histórico. Pra entender a Arquitetura de hoje, você precisa desses exercícios de contextualização ao longo da história”.

Os acadêmicos que reproduziram o Coliseu afirmam que foi produtivo fazer a maquete, pois hoje em dia eles conseguem identificar pontos na arquitetura atual que foram baseados na daquela época e “a maior dificuldade de fazer a maquete foi conseguir a forma”, diz Adriano Lima. Confiram as fotos dos bastidores da maquete aqui.

De acordo com Alisson Ribas, acadêmico do grupo que reproduziu o Fórum de Augusto, o trabalho foi interessante pois se conheceu a fundo o sistema romano. No antigo Fórum não apenas problemas judiciais eram resolvidos, mas “se reuniam pessoas à procura do comércio ou para ir à biblioteca que tinha, ou ouvir o discurso das notícias que era feito em público ou até fazer cobranças”, complementa Alisson. Fotos do Fórum de Augusto clique aqui.

Para Bruno Barbieri, que projetou com seu grupo a Ágora, diz que “o legal de se projetar e montar uma maquete, é que se aprende a manusear os materiais, no nosso caso MDF e massa acrílica, e é um trabalho que exige muita dedicação e que de uma forma ou de outra acaba nos tornando mais pacientes. Mas a fase mais difícil é projetar, escolher o material a se usar, como juntar as peças, como sustentar a estrutura da maquete, como dar um melhor acabamento e coisas assim.” Para ver fotos da Ágora, clique aqui.

Nesse semestre foram feitos projetos baseados na Arquitetura de Roma, Grécia, Egito e antiga Mesopotâmia para projetos futuros serão analisados o Império Bizantino, as mesquitas islâmicas, o extremo Oriente e Índia. No segundo semestre a Idade Média e o Barroco serão os próximos temas.

Mais informações: caionhcordeiro@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

Um comentário: