quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acadêmicos aprovam viagem técnica ao RJ

Os acadêmicos do 3º, 4º e 5º anos viajaram, neste mês de setembro, ao estado do Rio de Janeiro para uma visita técnica na capital e também nas cidades de Petrópolis e Niterói. Segundo o professor e arquiteto Caio Nogueira, que acompanhou os alunos durante toda viagem, o roteiro foi:

1º dia - visita ao Jardim Botânico e no Museu de Arte Moderna;

2º dia - foram a Petrópolis visitar o Palácio de Cristal, a Casa que pertencia a Santos Dumont e observar as casas típicas da arquitetura do Brasil Imperial;

3º e 4º dias - os viajantes voltaram ao Rio de Janeiro, visitaram a Igreja da Candelária, o Ministério da Educação, a Confeitaria Colombo e todo o centro da capital. Foram também a Niterói conhecer o Museu de Arte Contemporânea, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1996;

5º dia - Voltaram para Campo Grande (MS).

Para Caio, a viagem foi interessante, pois aproximou os alunos dos diversos tipos de construções arquitetônicas estudadas em sala de aula e ainda proporcionou um contato maior com a cultura do Rio, "sem contar o lazer com as belas praias e passeios que puderam apreciar", destaca o professor.

Eliseu Nicolini, do 3º ano do CAU, o interessante foi poder retornar ao Rio de Janeiro com outro olhar, "voltar sendo estudante de arquitetura você não olha mais os edifícios apenas pela beleza, mas sim passa a ter um olhar mais crítico, o que é muito produtivo. Ainda mais com os professores acompanhando e explicando mais sobre detalhes que antes passavam despercebidos".

A também estudante do 3º ano, Nathalya Buges, enfatiza que a viagem "foi ótima para aumentar o repertório de idéias para novos projetos e abrir a cabeça para outras perspectivas e opções que temos e antes não enxergávamos".

Para ver as fotos desta viagem é só acessar o Flickr do CAU pelo:
Mais informações: caionhcordeiro@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário