quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Professora do CAU participa no 8º Docomomo

A professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Juliana Trujillo, participou do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009, evento realizado no Rio de Janeiro, que promove a reflexão sobre temas fundamentais para a arquitetura como as novas cidades, a arquitetura monumental, técnica e expressividade, colocação de monumentos públicos, crítica de arte e arquitetura, entre outros. Juliana participou com dois artigos a publicação de dois artigos.

O primeiro que apresentou no Seminário como autora é intitulado “Análise da residência Antônio Barbosa e sua relação patrimonial: clareza e objetividade na “função social do arquiteto” de Vilanova Artigas” e faz uma análise do ponto de vista da semiótica greimasiana de um texto arquitetônico: a residência Antônio Barbosa de Souza, do arquiteto João Batista Vilanova Artigas localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O segundo artigo publicado, que Juliana está como co-autora do professor e arquiteto Gilfranco Alves, intitula-se “papel da preservação arquitetônica na busca de uma identidade local: o caso de Rubens Gil de Camillo em Campo Grande/MS” discute sobre a importância da arquitetura na formação da identidade local.

Para Juliana o evento foi bastante proveitoso, com a participação de importantes pesquisadores de diversas faculdades e também foi uma ótima oportunidade de colocar o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS no contexto brasileiro da pesquisa sobre arquitetura moderna, e portanto, divulgar a arquitetura de Campo Grande e do estado”.

A professora informa que está à disposição para aqueles que queiram ler o artigo completo, ou artigos de outros autores presentes no evento. Basta mandar um email para juliana@alvesetrujillo.com.br ou trujillo@dec.ufms.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

2 comentários:

  1. gostaria do artigo, pois estou fazendo meu tcc em cima dessa casa. janio_lyon@hotmail.com

    ResponderExcluir