segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Resultado do Concurso de Fotografia Oásis/Coimbra-BEP

Saiu o resultado do Concurso de Fotografia que avaliou as belas fotos dos participantes do Oásis SC-2009 e que participaram da expedição para a vila Coimbra e a Base de Estudos do Pantanal (BEP) da UFMS. E os ganhadores são:

A foto "Geraldo" da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Isabela Honda, feita na BEP:


Avaliação dos jurados:

"A foto geraldo é um excelente retrato que, entre outras qualidades, transforma em movimentos os volumes circulares da viola, do corpo do violeiro e do seu chapéu, ressaltados pelo corte horizontal proporcionado pelo braço da viola, que se repete reduzido e concentrado no alto da foto entre o par de olhos do personagem e constitui na verdade o (magnético) ponto de fuga da composição. Do ponto de vista técnico, destacam-se a precisão de foco e o tratamento em preto e branco, que valorizam de forma extraordinária as texturas do chapéu e do braço e boca da viola sem, no entanto, ofuscar o brilho, no centro da foto, de detalhes como o zíper, a gola do casaco e o queixo esbranquiçado do personagem. A nitidez e o bom contraste em todos esses elementos enfatizam o desfocado movimento da mão do violeiro, que acaba assim comprovando não tratar-se apenas de uma pose mas, de fato, de um violeiro em ação."

A foto ganhadora pelo Oásis é intitulada "Reflexo", do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp, Cleber Barbosa:

Avaliação dos jurados:

"Feliz combinação de retrato com imagem de ação, a foto reflexo é um bom exercício de fotojornalismo em que se buscam no mesmo enquadramento os personagens e o contexto em que são enfocados. Se as três figuras da direita, com proximidade e simpatia, “pressionam” pela atenção do leitor no que já seria uma bela foto, a cena coletiva que se concentra no fundo da metade esquerda do quadro informa (pelo clima, a areia, as roupas, os tipos e os gestos das pessoas) que se trata de uma ação em mutirão, idéia esta reforçada pela composição circular com as ferramentas empregadas nessa ação. Em sentido inverso, podemos dizer que a foto “narra” o mutirão e apresenta o resultado na alegria dos piás, que por seus traços físicos permitem inclusive situar em que região do Brasil se desenrola a ação. No aspecto técnico, salta à vista o bom aproveitamento da profundidade de campo, que mantém em foco desde o focinho do cachorro em primeiríssimo plano até a árvore que, ao fundo, escora e reforça o ponto de fuga da composição. "

As fotos foram avaliadas pelo jornalista e professor adjunto do curso de Jornalismo da UFMS, Mario Ramires e pela acadêmica do 3º ano de Jornalismo UFMS, Fernanda Kintschner.

Uma exposição com as fotografias participantes do Concurso será planejada para que todos possam prestigiá-las. Enquanto isso, elas podem ser vistas no Flickr do CAU: http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms

Mais informações: naguissa@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

2 comentários:

  1. Para mim foi um resultado surpreendente! Não desqualificando as fotos escolhidas, mas esperava que, com o olhar do arquiteto, as fotos mostrassem edificações, espaços ou paisagens! Venceu o homem, o olhar é "hipnotizador"!

    ResponderExcluir