Os acadêmicos Erick Carbone, Gabriel Gonçalves e Rodrigo Makert, do 5º ano do CAU/UFMS ganharam menção honrosa pelo projeto Aldeia Urbana Indígena, do Prêmio CAIXA IAB, edição 2008/2009, que tinha como tema “Idéias e soluções sustentáveis para urbanização e habitação social no Brasil”. Os alunos participaram na categoria estudantil, que oferecia as opções de projetar habitações sociais para grupos quilombolas ou para os que eles escolheram: os indígenas. A etnia escolhida a ser atendida pelo projeto foi a Terena.
Gabriel destaca que “o desafio do prêmio era envolver tanto a habitação como os próprios indígenas no contexto da cidade, por isso projetamos as casas deles em dois andares, sendo que a parte de baixo seria voltada para o comércio do que eles produzem e fazem de artesanato, por exemplo”.
Erick complementa: “e tudo isso sem que eles perdessem suas características culturais. Projetamos pensando que essa aldeia urbana poderia servir para preservar a cultura, servir como habitação e comércio e ainda promover mais uma opção de visitação turística na cidade”.
Para ver as pranchas do projeto acessem os links:
http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m1.jpg
http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m2.jpg
http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m3.jpg
http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m5.jpg
http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m6.jpg
Para o projeto, os alunos tiveram a orientação da professora Andrea Naguissa e colaboração do professor José Mendes, sobre a cultura indígena. Andrea diz que no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS “seria ótimo se mais alunos tivessem esse espírito ativo desses três meninos, que sempre vão atrás de boas coisas”.
Erick, Gabriel e Rodrigo já participaram de outros concursos, com destaques para o nacional e estudantil “Sustentabilidade em Edificações Públicas”, em que o projeto deles foi classificado entre os dezessete escolhidos para compor uma exposição em Brasília e o concurso nacional e estudantil, “Campo Grande 2030 – Mobilidade Urbana”, em que ganharam o primeiro lugar. Ambos também foram orientados pela professora Andrea Naguissa Yuba.
Mais imagens do projeto Aldeia Urbana Indígena:
O resultado do prêmio Caixa IAB saiu no dia 24 de junho de 2009 e pode ser conferido no site oficial: http://www.iabdf.org.br/premiocaixaiab/resultado_estudantil.html
Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS