terça-feira, 27 de outubro de 2009

Palestra sobre Arborização Urbana acontece hoje

Será realizada hoje, dia 27, a palestra “Arborização Urbana e Paisagem: Um olhar Multidisciplinar” promovida pelo grupo de estudos Arbórea. A palestra será ministrada pelo professor Demóstenes da Silva Filho, professor Doutor da Universidade de São Paulo e começa às 17h no anfiteatro do Departamento de Química. A entrada é gratuita e podem participar todos os acadêmicos interessados nos temas Arborização e Meio Ambiente.

Mais informações: (67) 3345-7678

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Último dia de Semana Tecnológica da UFMS

Hoje é o último dia da Semana Tecnológica da UFMS e os acadêmicos puderam confererir as palestras:
"Programa brasileiro de etiquetagem de edifícios. Palestrante: Eng. Wagner Augusto" "Marketing pessoal e o aluno de engenharia. Palestrante: Edson Lima"
"Resíduo Industrial e meio ambiente. Palestrante: Biólogo Jose Luiz Gonçalves"
"Co-geração de energia a partir de fontes renováveis. Palestrante: Areva Koblitz"
"Automação Residencial – casas inteligentes. Palestrante: Eng. Thiago Miranda Ferreira" "Atributos profissionais solicitados no mercado de trabalho. Palestrante: Paulo Sérgio Franco"

Logo mais à tarde os inscritos no evento poderão acompanhar a divulgação do resultado do Concurso Iniciação Científica e participar das oficinas das 14h às 18h:

"Oficina Piranesi, Artlantis e V Ray para Sketchup "
"Oficina Excell avançado"
"Oficina CineArq"
"Oficina de Maquete"

E às 19h terá o encerramento da programação com atividades culturais, confraternização e apresentação de vídeos do Oásis, em que os acadêmicos do CAU participaram.

Semana tecnológica




A Semana Tecnológica acontece todo ano desde a década de 1990 e é promovida pelos departamentos de Arquitetura e Engenharias da UFMS com o objetivo de congregar estudantes, professores e profissionais do Estado e em especial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através de atividades técnicas e culturais, visando o aprimoramento da formação profissional pela definição de uma postura crítica em relação à realidade da construção civil.

Podem participar estudantes, professores e egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UFMS, UNIDERP e UNIGRAN (Dourados), assim como profissionais de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Este ano o evento tem o apoio da Votorantim, Associação Brasileira de Cimento Portland, Por do Sol Água Mineral, Cerâmica Volpini, CREA MS MAIS, CREA MS e IBRACON.

Mais informações: http://semanatecnologica.dec.ufms.br/

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

Professor do CAU lança livro hoje no MARCO

Será lançado hoje, 23 de outubro, o livro "A História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul: origens e trajetórias" do professor do CAU e arquiteto Ângelo Marcos Vieira de Arruda. O livro é um trabalho de pesquisa realizado entre os meses de maio de 2003 e fevereiro de 2004 e que se consolida com outras pesquisas realizadas desde 1995.

De acordo com o autor, o objetivo do livro é que os leitores tenham conhecimento da realidade da história da arquitetura do estado a partir da sua evolução histórica e da identificação dos edifícios existentes nas cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul – Corumbá e Forte Coimbra, Miranda, Paranaíba, Nioaque, Coxim, Campo Grande, Ponta Porá, Dourados e Campanário, Rio Brilhante, Maracaju, Bela Vista, Porto Murtinho, Ladário, Aquidauana, Anastácio, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Ângelo Arruda completa que "a planta do Presídio de Miranda, do final do século XVIII, é uma das raridades que apresento aos leitores, ainda não publicada em nenhum livro ou revista; outra é o desenho imaginário da cidade de Santiago de Xerez, que existiu no nosso território mas ao não se ter registro dela fica sempre uma estranha sensação no ar de uma “Atlântida do Mato Grosso do Sul”; outras surpresas são as belas fotos de Rachid Waqued – viajamos juntos por 21 cidades e Forte Coimbra e apresentamos um belo catálogo de fotos das cidades históricas."

O livro está apresentado em 4 capítulos e possui duzentas páginas. Arruda destaca que "há um capítulo inédito na historiografia que trata da Arquitetura Religiosa do Estado e dá conta de discutir os edifícios católicos do MS". A obra de Arruda tem o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul da Secretaria de Estado de Cultura.

O lançamento do livro está marcado para às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea – MARCO, dentro das comemorações dos 30 anos de instalação de Mato Grosso do Sul. O museu fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, ao lado do Parque das Nações Indígenas.

O valor promocional do livro hoje no lançamento será de R$ 30,00 e poderá ser adquirido após esta data pelo telefone de contato (67) 3321-2495, por R$ 60,00.

Mais informações: angelomv@uol.com.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

domingo, 18 de outubro de 2009

Casa Cor MS 2009 recebe visita de acadêmicos do CAU/UFMS

A Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009 recebeu a visita dos acadêmicos do 3º ano acompanhados pela professora Teoria e História da Arquietura e do Urbanismo II e também jurada do evento, Eluiza Bortolotto e pelos professores de Projeto, Caio Nogueira e José Mendes.

Segundo os organizadores do evento, os visitantes puderam conferir os 62 ambientes espalhados por 6 mil metros quadrados de terreno e mais de 2,5 mil metros quadrados de área construída concorrendo aos prêmios de Projeto Mais Sustentável, Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Projeto de Uso Público (banheiros), Melhor Projeto de Paisagismo, Melhor Projeto Comercial e Melhor Projeto em Casa Cor 2009.

As propostas são dos 125 profissionais da arquitetura, paisagismo, decoração de interiores e designers que tiveram como desafio abordar o tema Sustentabilidade e incluir no projeto a homenagem da Casa Cor ao centenário do paisagista Roberto Burle Marx. Em cada ambiente os acadêmicos puderam acompanhar os materiais utilizados, acabamento feito, mobiliário escolhido, além de terem acesso às propostas conceituais dos profissionais.

Para a professora Eluiza a idéia de levar os alunos é interessante, pois “a Casa Cor é considerada uma espécie de "desfile" de arquitetura de interiores, decoração e design. O interesse em visitar é para conhecer as tendências do mercado nessas áreas, que são áreas de atuação de muitos arquitetos e urbanistas. Além de que os professores aproveitaram a visita para chamar atenção dos alunos para detalhes construtivos, soluções de espaço, acabamentos e outros.”

O evento está aberto ao público de terça a domingo das 16 às 22 horas até o dia 27 de outubro, reservando os dois últimos dias para o Special Sale, em que colocará à venda todos os móveis, objetos de decoração e obras de arte expostos nos ambientes. O local fica na Rua Antônio Oliveira Lima, nº 280, no Bairro Itanhangá Park. A entrada custa 16 reais.

Casa Cor

Esta é a primeira vez que a Casa Cor acontece em Campo Grande e acontecerá a cada dois anos. A Casa Cor MS é organizada por Vagner Giglio, Emili Giglio e Marcelo Ayoub Giglio, responsáveis também pela franquia da Casa Cor no estado vizinho, Mato Grosso.

A Casa Cor foi fundada há 22 anos pela brasileira Yolanda Figueiredo juntamente com os argentinos Javier Campos Malbrán, Angélica Rueda e Ernesto Del Castillo. Em 2008, a Casa Cor passou a ser administrada pelo Grupo Abril S/A e Doria Associados. Hoje a mostra é realizada em 14 cidades do Brasil e mais 3 países: Panamá, Peru e Suécia.

Mais informações:
http://www.casacorms.com.br/, assessoria@casacorms.com.br ou (67) 3325-4113

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Exposição no CAU

A disciplina optativa de Projeto de Interiores trouxe uma nova exposição ao espaço do CAU. Os acadêmicos do do 4º ano projetaram individualmente uma cadeira (ou variações) que contemplasse o conforto, a estética e a inovação. Para isso, eles pesquisaram sobre os materias a serem utilizados, sobre ergonomia e ao final fizeram maquetes que hoje estão expostas ao público até o dia 23 de outubro. Alguns alunos do 2º e do 5º anos também participam da exposição.

Os professores responsáveis pela disciplina são: Alex Nogueira e Simone Fortes.

Mais informações no blog da disciplina http://www.projetodeinteriores2009.blogspot.com/ ou pelo email alex.n@pop.com.br

Para conferir mais fotos da exposição e das cadeiras entre no:

http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms/sets/72157622614730464/

Fernanda Kintschner ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS