sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Professor do CAU lança livro hoje no MARCO

Será lançado hoje, 23 de outubro, o livro "A História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul: origens e trajetórias" do professor do CAU e arquiteto Ângelo Marcos Vieira de Arruda. O livro é um trabalho de pesquisa realizado entre os meses de maio de 2003 e fevereiro de 2004 e que se consolida com outras pesquisas realizadas desde 1995.

De acordo com o autor, o objetivo do livro é que os leitores tenham conhecimento da realidade da história da arquitetura do estado a partir da sua evolução histórica e da identificação dos edifícios existentes nas cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul – Corumbá e Forte Coimbra, Miranda, Paranaíba, Nioaque, Coxim, Campo Grande, Ponta Porá, Dourados e Campanário, Rio Brilhante, Maracaju, Bela Vista, Porto Murtinho, Ladário, Aquidauana, Anastácio, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Ângelo Arruda completa que "a planta do Presídio de Miranda, do final do século XVIII, é uma das raridades que apresento aos leitores, ainda não publicada em nenhum livro ou revista; outra é o desenho imaginário da cidade de Santiago de Xerez, que existiu no nosso território mas ao não se ter registro dela fica sempre uma estranha sensação no ar de uma “Atlântida do Mato Grosso do Sul”; outras surpresas são as belas fotos de Rachid Waqued – viajamos juntos por 21 cidades e Forte Coimbra e apresentamos um belo catálogo de fotos das cidades históricas."

O livro está apresentado em 4 capítulos e possui duzentas páginas. Arruda destaca que "há um capítulo inédito na historiografia que trata da Arquitetura Religiosa do Estado e dá conta de discutir os edifícios católicos do MS". A obra de Arruda tem o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul da Secretaria de Estado de Cultura.

O lançamento do livro está marcado para às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea – MARCO, dentro das comemorações dos 30 anos de instalação de Mato Grosso do Sul. O museu fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, ao lado do Parque das Nações Indígenas.

O valor promocional do livro hoje no lançamento será de R$ 30,00 e poderá ser adquirido após esta data pelo telefone de contato (67) 3321-2495, por R$ 60,00.

Mais informações: angelomv@uol.com.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário