quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acadêmicos aprovam viagem técnica ao RJ

Os acadêmicos do 3º, 4º e 5º anos viajaram, neste mês de setembro, ao estado do Rio de Janeiro para uma visita técnica na capital e também nas cidades de Petrópolis e Niterói. Segundo o professor e arquiteto Caio Nogueira, que acompanhou os alunos durante toda viagem, o roteiro foi:

1º dia - visita ao Jardim Botânico e no Museu de Arte Moderna;

2º dia - foram a Petrópolis visitar o Palácio de Cristal, a Casa que pertencia a Santos Dumont e observar as casas típicas da arquitetura do Brasil Imperial;

3º e 4º dias - os viajantes voltaram ao Rio de Janeiro, visitaram a Igreja da Candelária, o Ministério da Educação, a Confeitaria Colombo e todo o centro da capital. Foram também a Niterói conhecer o Museu de Arte Contemporânea, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1996;

5º dia - Voltaram para Campo Grande (MS).

Para Caio, a viagem foi interessante, pois aproximou os alunos dos diversos tipos de construções arquitetônicas estudadas em sala de aula e ainda proporcionou um contato maior com a cultura do Rio, "sem contar o lazer com as belas praias e passeios que puderam apreciar", destaca o professor.

Eliseu Nicolini, do 3º ano do CAU, o interessante foi poder retornar ao Rio de Janeiro com outro olhar, "voltar sendo estudante de arquitetura você não olha mais os edifícios apenas pela beleza, mas sim passa a ter um olhar mais crítico, o que é muito produtivo. Ainda mais com os professores acompanhando e explicando mais sobre detalhes que antes passavam despercebidos".

A também estudante do 3º ano, Nathalya Buges, enfatiza que a viagem "foi ótima para aumentar o repertório de idéias para novos projetos e abrir a cabeça para outras perspectivas e opções que temos e antes não enxergávamos".

Para ver as fotos desta viagem é só acessar o Flickr do CAU pelo:
Mais informações: caionhcordeiro@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Professora do CAU participa no 8º Docomomo

A professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Juliana Trujillo, participou do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009, evento realizado no Rio de Janeiro, que promove a reflexão sobre temas fundamentais para a arquitetura como as novas cidades, a arquitetura monumental, técnica e expressividade, colocação de monumentos públicos, crítica de arte e arquitetura, entre outros. Juliana participou com dois artigos a publicação de dois artigos.

O primeiro que apresentou no Seminário como autora é intitulado “Análise da residência Antônio Barbosa e sua relação patrimonial: clareza e objetividade na “função social do arquiteto” de Vilanova Artigas” e faz uma análise do ponto de vista da semiótica greimasiana de um texto arquitetônico: a residência Antônio Barbosa de Souza, do arquiteto João Batista Vilanova Artigas localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O segundo artigo publicado, que Juliana está como co-autora do professor e arquiteto Gilfranco Alves, intitula-se “papel da preservação arquitetônica na busca de uma identidade local: o caso de Rubens Gil de Camillo em Campo Grande/MS” discute sobre a importância da arquitetura na formação da identidade local.

Para Juliana o evento foi bastante proveitoso, com a participação de importantes pesquisadores de diversas faculdades e também foi uma ótima oportunidade de colocar o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS no contexto brasileiro da pesquisa sobre arquitetura moderna, e portanto, divulgar a arquitetura de Campo Grande e do estado”.

A professora informa que está à disposição para aqueles que queiram ler o artigo completo, ou artigos de outros autores presentes no evento. Basta mandar um email para juliana@alvesetrujillo.com.br ou trujillo@dec.ufms.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Resultado do Concurso de Fotografia Oásis/Coimbra-BEP

Saiu o resultado do Concurso de Fotografia que avaliou as belas fotos dos participantes do Oásis SC-2009 e que participaram da expedição para a vila Coimbra e a Base de Estudos do Pantanal (BEP) da UFMS. E os ganhadores são:

A foto "Geraldo" da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Isabela Honda, feita na BEP:


Avaliação dos jurados:

"A foto geraldo é um excelente retrato que, entre outras qualidades, transforma em movimentos os volumes circulares da viola, do corpo do violeiro e do seu chapéu, ressaltados pelo corte horizontal proporcionado pelo braço da viola, que se repete reduzido e concentrado no alto da foto entre o par de olhos do personagem e constitui na verdade o (magnético) ponto de fuga da composição. Do ponto de vista técnico, destacam-se a precisão de foco e o tratamento em preto e branco, que valorizam de forma extraordinária as texturas do chapéu e do braço e boca da viola sem, no entanto, ofuscar o brilho, no centro da foto, de detalhes como o zíper, a gola do casaco e o queixo esbranquiçado do personagem. A nitidez e o bom contraste em todos esses elementos enfatizam o desfocado movimento da mão do violeiro, que acaba assim comprovando não tratar-se apenas de uma pose mas, de fato, de um violeiro em ação."

A foto ganhadora pelo Oásis é intitulada "Reflexo", do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp, Cleber Barbosa:

Avaliação dos jurados:

"Feliz combinação de retrato com imagem de ação, a foto reflexo é um bom exercício de fotojornalismo em que se buscam no mesmo enquadramento os personagens e o contexto em que são enfocados. Se as três figuras da direita, com proximidade e simpatia, “pressionam” pela atenção do leitor no que já seria uma bela foto, a cena coletiva que se concentra no fundo da metade esquerda do quadro informa (pelo clima, a areia, as roupas, os tipos e os gestos das pessoas) que se trata de uma ação em mutirão, idéia esta reforçada pela composição circular com as ferramentas empregadas nessa ação. Em sentido inverso, podemos dizer que a foto “narra” o mutirão e apresenta o resultado na alegria dos piás, que por seus traços físicos permitem inclusive situar em que região do Brasil se desenrola a ação. No aspecto técnico, salta à vista o bom aproveitamento da profundidade de campo, que mantém em foco desde o focinho do cachorro em primeiríssimo plano até a árvore que, ao fundo, escora e reforça o ponto de fuga da composição. "

As fotos foram avaliadas pelo jornalista e professor adjunto do curso de Jornalismo da UFMS, Mario Ramires e pela acadêmica do 3º ano de Jornalismo UFMS, Fernanda Kintschner.

Uma exposição com as fotografias participantes do Concurso será planejada para que todos possam prestigiá-las. Enquanto isso, elas podem ser vistas no Flickr do CAU: http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms

Mais informações: naguissa@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Abertas inscrições para o SERES 2009

Estão abertas as inscrições para o Seminário Regional de Ensino Superior (SERES/2009), que será realizado em Campo Grande de 24 a 26 de setembro. O tema deste ano é Discussão e Aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo do seminário é discutir sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no país, visando a melhoria da qualidade de formação dos profissionais da região Centro Oeste mais do Tocatins e Triângulo Mineiro que também poderão se inscrever no evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro, basta:

1. depositar 50 reais na conta poupança da Caixa Econômica Federal:

Agência: 0857
Operação: 013
Conta: 2897-7

2. Depois preencha a ficha de inscrição clicando aqui e mande-a junto com o comprovante de depósito scaniado e uma foto 3x4 para o email: seresgrande@gmail.com

3. Aguarde confirmação, por email, de recebimento de sua inscrição.

Este ano o SERES está sendo organizado pelos Centros Acadêmicos da UFMS (CAAU/UFMS) e da Uniderp (CAFAU/UNIDERP).


Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alunos fazem viagem técnica ao Rio de Janeiro

Os acadêmicos do 3º e 5º anos de Arquitetura e Urbanismo da UFMS viajam hoje para o estado do Rio de Janeiro em uma viagem técnica para conhecer a arquitetura das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O retorno será dia 10 de setembro. Acompanharão os alunos por toda viagem os professores Caio Nogueira, Andrea Naguissa e Alex Nogueira, que irão auxiliá-los na compreensão das obras arquitetônicas, todo o contexto e história dos locais visitados.

Estão presentes no roteiro a visita ao: Jardim Botânico, Museu de Arte Moderna, Igreja da Candelária, Arcos da Lapa, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Palácio de Cristal, a casa de Santos Dumont em Petrópolis, entre outros.

Fernanda Kintschner ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS