domingo, 15 de novembro de 2009

Acadêmicos visitam 8ª Bienal Internacional de Arquitetura

Acadêmicos de todos os anos do CAU visitaram a 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que aconteceu no Parque Ibiapuera, na semana passada. Acompanhados pelos professores Caio Nogueira, Simone Fortes, Alex Nogueira e Bosco Delvizio eles se dividiram em 2 ônibus com cerca de 40 alunos em cada um.

Cada ônibus saiu de Campo Grande com uma programação diferente do passeio. Um dos ônibus, que tinha a presença de mais acadêmicos do 1º e do 2º anos, fez o seguinte roteiro:

- 30/10 - Praça Victor Civita; Ponte Estaiada; Museu Masp.
- 31/10 - Centro Histórico; Mercado Municipal; Pinacoteca; Museu da Língua Portuguesa.
- 01/11 - Parque da Juventude; 8ª Bienal Internacional de Arquitetura.

Já o outro ônibus, com mais acadêmicos do 4º e 3º anos, visitou:

- 30/10 - Sesc Pompéia; Memorial da América Latina.
- 31/10 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Museu Brasileiro da Esculltura; Museu Masp; Estádio Morumbi.
- 01/11 - Sala São Paulo; Pinacoteca; Museu da Língua Portuguesa; Mercado Municipal; 8ª Bienal Internacional de Arquitetura.

O Pavilhão da Bienal estava dividido nos quatro pilares do tema deste ano: "Ecos Urbanos - Conceitos de Espacialidade, Conectividade, Originalidade e Sustentabilidade", com cada espaço representado por uma cor (ver foto acima). Na noite do dia 1º de novembro, todos os estudantes e professores do CAU/UFMS voltaram a Campo Grande. Para conferir algumas fotos da viagem acesso o Flickr:

Para Débora Vilela Rondon, do 4º ano, que foi no 2º ônibus, a viagem foi muito boa "para saber como está o quadro atual de Arquitetos e as novas tendências da Arquitetura. A Bienal é um evento grandioso, mas a exposição estava falha porque não estava pronta, então perdemos muito. Mas os outros passeios foram muito produtivos também, eu gostei principalmente do Sesc Pompéia pelo projeto que eles têm lá voltado ao esporte à população carente a baixo custo. Funciona muito bem", enfatizou Débora. (foto ao lado: Sesc Pompéia)

O professor Caio Nogueira também concordou com a acadêmica que a Bienal tinha muito mais a oferecer, "os estandes desse ano estavam bem fracos. A Bienal dos outros anos estavam bem melhores, mas pelo menos nessa tiveram boas palestras, o que também complementou o aprendizado que esta viagem proporcionou aos alunos. E o bom da viagem foi que eles tiveram tempo de visitar outras obras magníficas de São Paulo".


Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Curso Arquitetura Acessível de 12 a 14 de novembro

O Fórum Permanente de Acessibilidade realiza de 12 a 14 de novembro o curso "Arquitetura Acessível", com a palestrante arquiteta e especialista em acessibilidade, Thaís Frota.

Além de promover o debate sobre o tema, o curso também pretende apresentar aos participantes o projeto piloto do Guia de Acessibilidade de Campo Grande, que é uma inicitiva do Fórum Permanente de Acessibilidade, composto por diversas entidades do âmbito municipal e estadual, como a Associação de Doenças Neuromusculares de Mato Grosso do Sul (ADONE/MS) e a Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento (UNEPE).

O curso será realizado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS) e conta com o apoio da ADONE/MS, do Instituto de Engenharia de MS (IEMS) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE).

A abertura do evento será às 9h00 no auditório do CREA MS, que fica na Rua Sebastião Taveira, 272, bairro Monte Castelo.

"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, então o lugar é deficiente" (Thaís Frota - http://thaisfrota.wordpress.com/)

Mais informações: http://adonems.wordpress.com/

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Palestra sobre Arborização Urbana acontece hoje

Será realizada hoje, dia 27, a palestra “Arborização Urbana e Paisagem: Um olhar Multidisciplinar” promovida pelo grupo de estudos Arbórea. A palestra será ministrada pelo professor Demóstenes da Silva Filho, professor Doutor da Universidade de São Paulo e começa às 17h no anfiteatro do Departamento de Química. A entrada é gratuita e podem participar todos os acadêmicos interessados nos temas Arborização e Meio Ambiente.

Mais informações: (67) 3345-7678

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Último dia de Semana Tecnológica da UFMS

Hoje é o último dia da Semana Tecnológica da UFMS e os acadêmicos puderam confererir as palestras:
"Programa brasileiro de etiquetagem de edifícios. Palestrante: Eng. Wagner Augusto" "Marketing pessoal e o aluno de engenharia. Palestrante: Edson Lima"
"Resíduo Industrial e meio ambiente. Palestrante: Biólogo Jose Luiz Gonçalves"
"Co-geração de energia a partir de fontes renováveis. Palestrante: Areva Koblitz"
"Automação Residencial – casas inteligentes. Palestrante: Eng. Thiago Miranda Ferreira" "Atributos profissionais solicitados no mercado de trabalho. Palestrante: Paulo Sérgio Franco"

Logo mais à tarde os inscritos no evento poderão acompanhar a divulgação do resultado do Concurso Iniciação Científica e participar das oficinas das 14h às 18h:

"Oficina Piranesi, Artlantis e V Ray para Sketchup "
"Oficina Excell avançado"
"Oficina CineArq"
"Oficina de Maquete"

E às 19h terá o encerramento da programação com atividades culturais, confraternização e apresentação de vídeos do Oásis, em que os acadêmicos do CAU participaram.

Semana tecnológica




A Semana Tecnológica acontece todo ano desde a década de 1990 e é promovida pelos departamentos de Arquitetura e Engenharias da UFMS com o objetivo de congregar estudantes, professores e profissionais do Estado e em especial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através de atividades técnicas e culturais, visando o aprimoramento da formação profissional pela definição de uma postura crítica em relação à realidade da construção civil.

Podem participar estudantes, professores e egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UFMS, UNIDERP e UNIGRAN (Dourados), assim como profissionais de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Este ano o evento tem o apoio da Votorantim, Associação Brasileira de Cimento Portland, Por do Sol Água Mineral, Cerâmica Volpini, CREA MS MAIS, CREA MS e IBRACON.

Mais informações: http://semanatecnologica.dec.ufms.br/

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

Professor do CAU lança livro hoje no MARCO

Será lançado hoje, 23 de outubro, o livro "A História da Arquitetura de Mato Grosso do Sul: origens e trajetórias" do professor do CAU e arquiteto Ângelo Marcos Vieira de Arruda. O livro é um trabalho de pesquisa realizado entre os meses de maio de 2003 e fevereiro de 2004 e que se consolida com outras pesquisas realizadas desde 1995.

De acordo com o autor, o objetivo do livro é que os leitores tenham conhecimento da realidade da história da arquitetura do estado a partir da sua evolução histórica e da identificação dos edifícios existentes nas cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul – Corumbá e Forte Coimbra, Miranda, Paranaíba, Nioaque, Coxim, Campo Grande, Ponta Porá, Dourados e Campanário, Rio Brilhante, Maracaju, Bela Vista, Porto Murtinho, Ladário, Aquidauana, Anastácio, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Ângelo Arruda completa que "a planta do Presídio de Miranda, do final do século XVIII, é uma das raridades que apresento aos leitores, ainda não publicada em nenhum livro ou revista; outra é o desenho imaginário da cidade de Santiago de Xerez, que existiu no nosso território mas ao não se ter registro dela fica sempre uma estranha sensação no ar de uma “Atlântida do Mato Grosso do Sul”; outras surpresas são as belas fotos de Rachid Waqued – viajamos juntos por 21 cidades e Forte Coimbra e apresentamos um belo catálogo de fotos das cidades históricas."

O livro está apresentado em 4 capítulos e possui duzentas páginas. Arruda destaca que "há um capítulo inédito na historiografia que trata da Arquitetura Religiosa do Estado e dá conta de discutir os edifícios católicos do MS". A obra de Arruda tem o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul da Secretaria de Estado de Cultura.

O lançamento do livro está marcado para às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea – MARCO, dentro das comemorações dos 30 anos de instalação de Mato Grosso do Sul. O museu fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, ao lado do Parque das Nações Indígenas.

O valor promocional do livro hoje no lançamento será de R$ 30,00 e poderá ser adquirido após esta data pelo telefone de contato (67) 3321-2495, por R$ 60,00.

Mais informações: angelomv@uol.com.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

domingo, 18 de outubro de 2009

Casa Cor MS 2009 recebe visita de acadêmicos do CAU/UFMS

A Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009 recebeu a visita dos acadêmicos do 3º ano acompanhados pela professora Teoria e História da Arquietura e do Urbanismo II e também jurada do evento, Eluiza Bortolotto e pelos professores de Projeto, Caio Nogueira e José Mendes.

Segundo os organizadores do evento, os visitantes puderam conferir os 62 ambientes espalhados por 6 mil metros quadrados de terreno e mais de 2,5 mil metros quadrados de área construída concorrendo aos prêmios de Projeto Mais Sustentável, Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Projeto de Uso Público (banheiros), Melhor Projeto de Paisagismo, Melhor Projeto Comercial e Melhor Projeto em Casa Cor 2009.

As propostas são dos 125 profissionais da arquitetura, paisagismo, decoração de interiores e designers que tiveram como desafio abordar o tema Sustentabilidade e incluir no projeto a homenagem da Casa Cor ao centenário do paisagista Roberto Burle Marx. Em cada ambiente os acadêmicos puderam acompanhar os materiais utilizados, acabamento feito, mobiliário escolhido, além de terem acesso às propostas conceituais dos profissionais.

Para a professora Eluiza a idéia de levar os alunos é interessante, pois “a Casa Cor é considerada uma espécie de "desfile" de arquitetura de interiores, decoração e design. O interesse em visitar é para conhecer as tendências do mercado nessas áreas, que são áreas de atuação de muitos arquitetos e urbanistas. Além de que os professores aproveitaram a visita para chamar atenção dos alunos para detalhes construtivos, soluções de espaço, acabamentos e outros.”

O evento está aberto ao público de terça a domingo das 16 às 22 horas até o dia 27 de outubro, reservando os dois últimos dias para o Special Sale, em que colocará à venda todos os móveis, objetos de decoração e obras de arte expostos nos ambientes. O local fica na Rua Antônio Oliveira Lima, nº 280, no Bairro Itanhangá Park. A entrada custa 16 reais.

Casa Cor

Esta é a primeira vez que a Casa Cor acontece em Campo Grande e acontecerá a cada dois anos. A Casa Cor MS é organizada por Vagner Giglio, Emili Giglio e Marcelo Ayoub Giglio, responsáveis também pela franquia da Casa Cor no estado vizinho, Mato Grosso.

A Casa Cor foi fundada há 22 anos pela brasileira Yolanda Figueiredo juntamente com os argentinos Javier Campos Malbrán, Angélica Rueda e Ernesto Del Castillo. Em 2008, a Casa Cor passou a ser administrada pelo Grupo Abril S/A e Doria Associados. Hoje a mostra é realizada em 14 cidades do Brasil e mais 3 países: Panamá, Peru e Suécia.

Mais informações:
http://www.casacorms.com.br/, assessoria@casacorms.com.br ou (67) 3325-4113

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Exposição no CAU

A disciplina optativa de Projeto de Interiores trouxe uma nova exposição ao espaço do CAU. Os acadêmicos do do 4º ano projetaram individualmente uma cadeira (ou variações) que contemplasse o conforto, a estética e a inovação. Para isso, eles pesquisaram sobre os materias a serem utilizados, sobre ergonomia e ao final fizeram maquetes que hoje estão expostas ao público até o dia 23 de outubro. Alguns alunos do 2º e do 5º anos também participam da exposição.

Os professores responsáveis pela disciplina são: Alex Nogueira e Simone Fortes.

Mais informações no blog da disciplina http://www.projetodeinteriores2009.blogspot.com/ ou pelo email alex.n@pop.com.br

Para conferir mais fotos da exposição e das cadeiras entre no:

http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms/sets/72157622614730464/

Fernanda Kintschner ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS







quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acadêmicos aprovam viagem técnica ao RJ

Os acadêmicos do 3º, 4º e 5º anos viajaram, neste mês de setembro, ao estado do Rio de Janeiro para uma visita técnica na capital e também nas cidades de Petrópolis e Niterói. Segundo o professor e arquiteto Caio Nogueira, que acompanhou os alunos durante toda viagem, o roteiro foi:

1º dia - visita ao Jardim Botânico e no Museu de Arte Moderna;

2º dia - foram a Petrópolis visitar o Palácio de Cristal, a Casa que pertencia a Santos Dumont e observar as casas típicas da arquitetura do Brasil Imperial;

3º e 4º dias - os viajantes voltaram ao Rio de Janeiro, visitaram a Igreja da Candelária, o Ministério da Educação, a Confeitaria Colombo e todo o centro da capital. Foram também a Niterói conhecer o Museu de Arte Contemporânea, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1996;

5º dia - Voltaram para Campo Grande (MS).

Para Caio, a viagem foi interessante, pois aproximou os alunos dos diversos tipos de construções arquitetônicas estudadas em sala de aula e ainda proporcionou um contato maior com a cultura do Rio, "sem contar o lazer com as belas praias e passeios que puderam apreciar", destaca o professor.

Eliseu Nicolini, do 3º ano do CAU, o interessante foi poder retornar ao Rio de Janeiro com outro olhar, "voltar sendo estudante de arquitetura você não olha mais os edifícios apenas pela beleza, mas sim passa a ter um olhar mais crítico, o que é muito produtivo. Ainda mais com os professores acompanhando e explicando mais sobre detalhes que antes passavam despercebidos".

A também estudante do 3º ano, Nathalya Buges, enfatiza que a viagem "foi ótima para aumentar o repertório de idéias para novos projetos e abrir a cabeça para outras perspectivas e opções que temos e antes não enxergávamos".

Para ver as fotos desta viagem é só acessar o Flickr do CAU pelo:
Mais informações: caionhcordeiro@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Professora do CAU participa no 8º Docomomo

A professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Juliana Trujillo, participou do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009, evento realizado no Rio de Janeiro, que promove a reflexão sobre temas fundamentais para a arquitetura como as novas cidades, a arquitetura monumental, técnica e expressividade, colocação de monumentos públicos, crítica de arte e arquitetura, entre outros. Juliana participou com dois artigos a publicação de dois artigos.

O primeiro que apresentou no Seminário como autora é intitulado “Análise da residência Antônio Barbosa e sua relação patrimonial: clareza e objetividade na “função social do arquiteto” de Vilanova Artigas” e faz uma análise do ponto de vista da semiótica greimasiana de um texto arquitetônico: a residência Antônio Barbosa de Souza, do arquiteto João Batista Vilanova Artigas localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O segundo artigo publicado, que Juliana está como co-autora do professor e arquiteto Gilfranco Alves, intitula-se “papel da preservação arquitetônica na busca de uma identidade local: o caso de Rubens Gil de Camillo em Campo Grande/MS” discute sobre a importância da arquitetura na formação da identidade local.

Para Juliana o evento foi bastante proveitoso, com a participação de importantes pesquisadores de diversas faculdades e também foi uma ótima oportunidade de colocar o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS no contexto brasileiro da pesquisa sobre arquitetura moderna, e portanto, divulgar a arquitetura de Campo Grande e do estado”.

A professora informa que está à disposição para aqueles que queiram ler o artigo completo, ou artigos de outros autores presentes no evento. Basta mandar um email para juliana@alvesetrujillo.com.br ou trujillo@dec.ufms.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Resultado do Concurso de Fotografia Oásis/Coimbra-BEP

Saiu o resultado do Concurso de Fotografia que avaliou as belas fotos dos participantes do Oásis SC-2009 e que participaram da expedição para a vila Coimbra e a Base de Estudos do Pantanal (BEP) da UFMS. E os ganhadores são:

A foto "Geraldo" da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, Isabela Honda, feita na BEP:


Avaliação dos jurados:

"A foto geraldo é um excelente retrato que, entre outras qualidades, transforma em movimentos os volumes circulares da viola, do corpo do violeiro e do seu chapéu, ressaltados pelo corte horizontal proporcionado pelo braço da viola, que se repete reduzido e concentrado no alto da foto entre o par de olhos do personagem e constitui na verdade o (magnético) ponto de fuga da composição. Do ponto de vista técnico, destacam-se a precisão de foco e o tratamento em preto e branco, que valorizam de forma extraordinária as texturas do chapéu e do braço e boca da viola sem, no entanto, ofuscar o brilho, no centro da foto, de detalhes como o zíper, a gola do casaco e o queixo esbranquiçado do personagem. A nitidez e o bom contraste em todos esses elementos enfatizam o desfocado movimento da mão do violeiro, que acaba assim comprovando não tratar-se apenas de uma pose mas, de fato, de um violeiro em ação."

A foto ganhadora pelo Oásis é intitulada "Reflexo", do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp, Cleber Barbosa:

Avaliação dos jurados:

"Feliz combinação de retrato com imagem de ação, a foto reflexo é um bom exercício de fotojornalismo em que se buscam no mesmo enquadramento os personagens e o contexto em que são enfocados. Se as três figuras da direita, com proximidade e simpatia, “pressionam” pela atenção do leitor no que já seria uma bela foto, a cena coletiva que se concentra no fundo da metade esquerda do quadro informa (pelo clima, a areia, as roupas, os tipos e os gestos das pessoas) que se trata de uma ação em mutirão, idéia esta reforçada pela composição circular com as ferramentas empregadas nessa ação. Em sentido inverso, podemos dizer que a foto “narra” o mutirão e apresenta o resultado na alegria dos piás, que por seus traços físicos permitem inclusive situar em que região do Brasil se desenrola a ação. No aspecto técnico, salta à vista o bom aproveitamento da profundidade de campo, que mantém em foco desde o focinho do cachorro em primeiríssimo plano até a árvore que, ao fundo, escora e reforça o ponto de fuga da composição. "

As fotos foram avaliadas pelo jornalista e professor adjunto do curso de Jornalismo da UFMS, Mario Ramires e pela acadêmica do 3º ano de Jornalismo UFMS, Fernanda Kintschner.

Uma exposição com as fotografias participantes do Concurso será planejada para que todos possam prestigiá-las. Enquanto isso, elas podem ser vistas no Flickr do CAU: http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms

Mais informações: naguissa@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Abertas inscrições para o SERES 2009

Estão abertas as inscrições para o Seminário Regional de Ensino Superior (SERES/2009), que será realizado em Campo Grande de 24 a 26 de setembro. O tema deste ano é Discussão e Aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo do seminário é discutir sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no país, visando a melhoria da qualidade de formação dos profissionais da região Centro Oeste mais do Tocatins e Triângulo Mineiro que também poderão se inscrever no evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro, basta:

1. depositar 50 reais na conta poupança da Caixa Econômica Federal:

Agência: 0857
Operação: 013
Conta: 2897-7

2. Depois preencha a ficha de inscrição clicando aqui e mande-a junto com o comprovante de depósito scaniado e uma foto 3x4 para o email: seresgrande@gmail.com

3. Aguarde confirmação, por email, de recebimento de sua inscrição.

Este ano o SERES está sendo organizado pelos Centros Acadêmicos da UFMS (CAAU/UFMS) e da Uniderp (CAFAU/UNIDERP).


Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alunos fazem viagem técnica ao Rio de Janeiro

Os acadêmicos do 3º e 5º anos de Arquitetura e Urbanismo da UFMS viajam hoje para o estado do Rio de Janeiro em uma viagem técnica para conhecer a arquitetura das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O retorno será dia 10 de setembro. Acompanharão os alunos por toda viagem os professores Caio Nogueira, Andrea Naguissa e Alex Nogueira, que irão auxiliá-los na compreensão das obras arquitetônicas, todo o contexto e história dos locais visitados.

Estão presentes no roteiro a visita ao: Jardim Botânico, Museu de Arte Moderna, Igreja da Candelária, Arcos da Lapa, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Palácio de Cristal, a casa de Santos Dumont em Petrópolis, entre outros.

Fernanda Kintschner ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS







segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Prorrogado Concurso de Fotografia Oásis 2009

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS está com as inscrições abertas para o Concurso de Fotografias Oásis 2009, que tem como objetivo divulgar, por meio das belas fotos, o projeto social Oásis Santa Catarina e a participação da UFMS nele.

Cada participante da viagem para o Oásis 2009 pode se inscrever com 2 fotos tiradas durante o período em Santa Catarina, mandando-as para o email da professora Andrea Naguissa:
naguissa@gmail.com, especificando os títulos das fotos e o nome completo do fotógrafo. O concurso não exige taxa de inscrição.

As fotos podem ser enviadas até esta sexta-feira, 28 de agosto.

A partir do dia 29 de agosto, as fotos enviadas serão publicadas no Flickr do CAU:
http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms

As fotos serão avaliadas por um fotojornalista do curso de Comunicação Social da UFMS.
O resultado do concurso sai no dia 04 de setembro.

Mais informações:
naguissa@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

1º Seminário Ano da França no Brasil

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), realiza o 1º Seminário Ano da França no Brasil, que trará, respectivamente, nos dias 26, 27 e 28 de agosto as palestras:

"Mon Oncle: uma crítica bem-humorada à arquitetura modernista e à vida mecanizada", com o professor Msc. Gilfranco Alves (UNIDERP).

"O modernismo e Le Corbusier e aspectos do modernismo brasileiro", com a professora Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS).

"A Paris de Eugène Haussmann: traçados barrocos e quarteirões", com a professora Msc. Juliana Trujillo (UFMS).

As palestras começam às 19h30 e a entrada é gratuita. O Museu fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, ao lado do Parque das Nações Indígenas.

Mais informações: (67) 3326-7449

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

III ELECS e II BIENAL DE SUSTENTABILIDADE - Edição 2009

Será realizado em Recife (PE), de 28 a 30 de outubro, o “III Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis - ELECS 2009”. O objetivo do encontro é ampliar e aprofundar o debate sobre o desenvolvimento sustentável no contexto do ambiente construído.

O evento contará com palestrantes internacionais como o pesquisador Dr. Nikos Salingarros, dos Estados Unidos, a arquiteta Chisna Du Pleiss, da África do Sul e a arquiteta Liliana R. Miranda Sara, do Peru.

Podem participar todos os profissionais, técnicos e acadêmicos das diversas áreas relacionadas com a construção ou a gestão de ambientes sustentáveis, sejam estes urbanos ou rurais.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do seu site
www.ufpe.br./elecs2009. Se feitas até o dia 28 de agosto ganharão descontos.

II BIENAL DE SUSTENTABILIDADE JOSÉ LUTZENBERGER

A II Bienal será realizada no ELECS e tem como objetivo a incorporação de iniciativas sustentáveis nos ambientes construídos, buscando retroceder e minimizar os impactos ambientais e assim qualificar a construção.

Nesta edição será realizada o Concurso Latino-Americano de Idéias de Projetos para um Ambiente Construído Mais Sustentável, que terá como tema “Habitação de interesse social mais sustentável”.

ELECS E BIENAL são eventos realizados pelas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco.

Mais informações pelo (81) 3326-9888 ou www.ufpe.br./elecs2009

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sábado, 8 de agosto de 2009

Volta às aulas

Confira as fotos do evento de volta às aulas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS por meio do: http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms/

Mais informações: http://arquiteturaeurbanismoufms.blogspot.com/2009/07/volta-as-aulas-no-cau.html ou arquiteturaeurbanismoufms@gmail.com

Fernanda Kintschner Lopes
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Volta às aulas no CAU

Para reiniciar as aulas, o CAU promove nessa terça feira, dia 28, a partir das 8h, uma manhã de apresentações dos relatos de viagens internacionais realizadas por seus professores Caio Nogueira e Alex Nogueira, em que vão expor sobre a arquitetura, o urbanismo e a história das cidades visitadas na Europa.

O evento também contará, em um segundo bloco, com a participação de arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MS), em que discorrerão sobre o instituto e lançarão o concurso estudantil para slogan da próxima gestão.

E para finalizar, os participantes assistirão uma apresentação do professor Gogliardo Maragno sobre seu projeto de doutorado defendido na Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona.

Confira os horários da programação:

8h00 às 8h30 - Prof. Arquiteto Alex Nogueira:
"Impressões arquitetônicas e urbanísticas das cidades de Paris, Londres, Amsterdam, Barcelona, Berlim e Dessau (sede da Bauhaus)"

8h30 às 9h00 - Prof. Arquiteto Caio Nogueira:
"Visão da Arquitetura Histórica Italiana a partir de visitas às cidades de Milão, Gênova, Pisa, Florença, Roma e Veneza"

9h00 às 9h30 - Arquiteta Milena Adri e Arquiteto Octávio Loureiro:
"Apresentação institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil – MS com lançamento do concurso para estudantes do slogan para a gestão 2008-2010"

9h30 às 10h30 - Prof. Arquiteto Gogliardo Maragno:
"As Varandas na Arquitetura Brasileira: adequação ambiental e sustentabilidade"

Essa atividade substituirá as aulas de todas as disciplinas com horários coincidentes com o evento.

Mais informações: bosco@dec.ufms.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

terça-feira, 7 de julho de 2009

CAU cria perfil no Flickr

O blog do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS conta com mais um suporte para a divulgação de suas novidades: o seu novo perfil no Flickr!

Para acessá-lo clique em: http://www.flickr.com/photos/arquiteturaeurbanismoufms/

E confira as novas fotos!

Para que postemos as fotos da sua classe, mande-as para o arquiteturaeurbanismoufms@gmail.com

Boas Férias!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Alunos do CAU recebem menção honrosa em prêmio nacional

Os acadêmicos Erick Carbone, Gabriel Gonçalves e Rodrigo Makert, do 5º ano do CAU/UFMS ganharam menção honrosa pelo projeto Aldeia Urbana Indígena, do Prêmio CAIXA IAB, edição 2008/2009, que tinha como tema “Idéias e soluções sustentáveis para urbanização e habitação social no Brasil”. Os alunos participaram na categoria estudantil, que oferecia as opções de projetar habitações sociais para grupos quilombolas ou para os que eles escolheram: os indígenas. A etnia escolhida a ser atendida pelo projeto foi a Terena.

Gabriel destaca que “o desafio do prêmio era envolver tanto a habitação como os próprios indígenas no contexto da cidade, por isso projetamos as casas deles em dois andares, sendo que a parte de baixo seria voltada para o comércio do que eles produzem e fazem de artesanato, por exemplo”.

Erick complementa: “e tudo isso sem que eles perdessem suas características culturais. Projetamos pensando que essa aldeia urbana poderia servir para preservar a cultura, servir como habitação e comércio e ainda promover mais uma opção de visitação turística na cidade”.

Para ver as pranchas do projeto acessem os links:

http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m1.jpg

http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m2.jpg

http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m3.jpg

http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m5.jpg

http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/06/caixa-iab-09-est-m1-m6.jpg


Para o projeto, os alunos tiveram a orientação da professora Andrea Naguissa e colaboração do professor José Mendes, sobre a cultura indígena. Andrea diz que no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS “seria ótimo se mais alunos tivessem esse espírito ativo desses três meninos, que sempre vão atrás de boas coisas”.

Erick, Gabriel e Rodrigo já participaram de outros concursos, com destaques para o nacional e estudantil “Sustentabilidade em Edificações Públicas”, em que o projeto deles foi classificado entre os dezessete escolhidos para compor uma exposição em Brasília e o concurso nacional e estudantil, “Campo Grande 2030 – Mobilidade Urbana”, em que ganharam o primeiro lugar. Ambos também foram orientados pela professora Andrea Naguissa Yuba.

Mais imagens do projeto Aldeia Urbana Indígena:

O resultado do prêmio Caixa IAB saiu no dia 24 de junho de 2009 e pode ser conferido no site oficial: http://www.iabdf.org.br/premiocaixaiab/resultado_estudantil.html


Fernanda Kintschner

ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Oásis Santa Catarina e a UFMS

O Oásis Santa Catarina é uma iniciativa de jovens de diferentes regiões do Brasil que coordenam talentos e recursos para solucionar problemas e garantir um futuro sustentável ao local que se escolhe para ajudar. A edição 2009 escolheu ajudar os desabrigados da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, devido ao desastre ambiental ocorrido naquela região em novembro de 2008. Aproximadamente três mil famílias atingidas diretamente continuam abrigadas em casas de parentes, amigos, vizinhos e em abrigos temporários. Estes abrigos são galpões industriais adaptados para o uso habitacional. O objetivo principal dessa iniciativa é Envolver mais de 800 jovens de todas as regiões do Brasil, para que em julho vão às 10 cidades mais afetadas pela enchente e participem de um processo de reconstrução coletiva.

O Oásis é divido em 4 etapas:

O jogo: é um jogo virtual onde os participantes criam comunidades virtuais e cadastram suas equipes. A UFMS criou a equipe universitária em que todos podem participar, independente da faculdade, contanto que se vinculem com a equipe. Cada equipe apresenta seus talentos, ou seja, recursos e pontecialidades que tenham para ajudar. Para ver os talentos disponíveis clique aqui. As equipes devem ser formadas por 40 pessoas e jogar o jogo virtual cumprindo 6 tarefas preparatórias contidas nele. Mais informações sobre essa etapa clique aqui.

Construção coletiva: é a etapa em que os participantes põem “a mão na massa”. Do dia 22 ao dia 31 de Julho, 20 equipes universitárias serão eleitas para ir até o local e colocar em prática os projetos desenvolvidos. Os organizadores do Oásis estão em negociação com as cidades escolhidas de Santa Catarina para que forneçam alimentação e alojamento para todos os participantes desta fase, porém esse auxílio às equipes ainda não está confirmado. O transporte até Santa Catarina será por conta das universidades.

Seminário de boas práticas: como forma de compartilhar a experiência, as equipes universitárias retornarão para seus estados com o compromisso de realizar um novo Oasis em suas comunidades no dia 17 de outubro – o Dia Mundial de Combate à Pobreza. Assim como as comunidades que receberão o Oásis ficam com o compromisso de, junto com a universidade local e parceiros locais, realizar um novo Oásis em uma comunidade vizinha também no dia 17 de outubro.

Plano regional de desenvolvimento sustentável: cada equipe deve desenvolver um plano para a região em que irão ajudar, que deixem esta região economicamente sustentável, ou seja, que naquele local sejam desenvolvidas atividades que gerem renda para que os moradores não dependam totalmente de fora, mas sim possam sobreviver das potencialidades do próprio local.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS montou uma equipe, que atualmente conta com 25 participantes, mas que precisam completar a meta de 40 membros. Portanto, todos que gostariam de participar ou conhecer mais sobre o Oásis podem entrar em contato pelo contrarregraoasis@hotmail.com
Para mais informações acesse o site do Oásis: http://oasissantacatarina.ning.com/

Fernanda Kintschner
ACS/ Arquitetura e Urbanismo UFMS

terça-feira, 9 de junho de 2009

Maquetes de monumentos históricos estão expostos no CAU

Estão expostos no CAU as maquetes de monumentos históricos como o Coliseu, as Pirâmides de Guizé, o Fórum de Augusto, o Partenon, o Zigurate de Ur e a Acrópole, todas feitas pelos acadêmicos do 2º ano. Esse exercício foi solicitado pela disciplina de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo I, ministrada pelo professor Caio Nogueira, com o objetivo de analisar a Arquitetura e o Urbanismo desde a pré-história até o século XIX.

Os trabalhos foram feitos em grupo e os alunos analisam a Arquitetura construída e a teoria e forma de pensar de cada período, para poder reproduzir as maquetes dos edifícios que pegaram como um exemplo significativo para a história. Para o professor Caio Nogueira, “a compreensão da arquitetura se dá no conjunto da história, a partir de uma visão totalizante. Só conseguimos entender o edifício entendendo a relação sujeito/artista e a obra de arte, e esses dois estão situados num contexto histórico. Pra entender a Arquitetura de hoje, você precisa desses exercícios de contextualização ao longo da história”.

Os acadêmicos que reproduziram o Coliseu afirmam que foi produtivo fazer a maquete, pois hoje em dia eles conseguem identificar pontos na arquitetura atual que foram baseados na daquela época e “a maior dificuldade de fazer a maquete foi conseguir a forma”, diz Adriano Lima. Confiram as fotos dos bastidores da maquete aqui.

De acordo com Alisson Ribas, acadêmico do grupo que reproduziu o Fórum de Augusto, o trabalho foi interessante pois se conheceu a fundo o sistema romano. No antigo Fórum não apenas problemas judiciais eram resolvidos, mas “se reuniam pessoas à procura do comércio ou para ir à biblioteca que tinha, ou ouvir o discurso das notícias que era feito em público ou até fazer cobranças”, complementa Alisson. Fotos do Fórum de Augusto clique aqui.

Para Bruno Barbieri, que projetou com seu grupo a Ágora, diz que “o legal de se projetar e montar uma maquete, é que se aprende a manusear os materiais, no nosso caso MDF e massa acrílica, e é um trabalho que exige muita dedicação e que de uma forma ou de outra acaba nos tornando mais pacientes. Mas a fase mais difícil é projetar, escolher o material a se usar, como juntar as peças, como sustentar a estrutura da maquete, como dar um melhor acabamento e coisas assim.” Para ver fotos da Ágora, clique aqui.

Nesse semestre foram feitos projetos baseados na Arquitetura de Roma, Grécia, Egito e antiga Mesopotâmia para projetos futuros serão analisados o Império Bizantino, as mesquitas islâmicas, o extremo Oriente e Índia. No segundo semestre a Idade Média e o Barroco serão os próximos temas.

Mais informações: caionhcordeiro@gmail.com

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cau promove exposição de projetos por uma semana

Os acadêmicos do 5º ano de Arquitetura e Urbanismo fecham o bimestre com uma exposição dos seus últimos projetos em grupo. Os trabalhos ficarão expostos por uma semana no CAU que fica no espaço da antiga biblioteca.

Esses trabalhos foram feitos para a disciplina Projeto IV, ministrada pelos professores Alex e Caio Nogueira, em que os alunos produziram maquetes digitais com o tema "Edifício Vertical", apresentaram em sala de aula e após avaliadas as pranchas impressas foram expostos ao público. Para o acadêmico Pedro Henrique Condi, do grupo do projeto Duo Grand Palace, o interessante da exposição "são as trocas de experiências e conhecimento entre os alunos de todos os anos. Quando os mais novos vêem os nossos projetos do 5º ano eles podem se inspirar, ou não! Podem ver a criatividade, o esforço de cada um, isso é muito bom".

No total são 12 projetos expostos de 13 trabalhos apresentados. Com o te
ma amplo, vários tipos de edifícios foram feitos, desde moradia até estabelecimentos comerciais. Para o professor Alex, "em geral os trabalhos tiveram um bom nível e alguns se destacaram bem, pois apresentaram uma proposta bastante ousada para a Arquitetura vertical sul-mato-grossense".

A exposição pode ser prestigiada até o dia 10 de junho, das 8h às 18h e é aberta ao público em geral.

Mais informações: alex.n@pop.com.br

Fernanda Kintschner
ACS/Arquitetura e Urbanismo UFMS